Verdade... Um dos conceitos filosóficos fundamentais onde a definição continua a levantar bastantes questões não existindo uma questão única nem simples. Das várias teorias que existem da verdade a pragmática resume-se simplesmente a um ponto de vista que é útil a longo prazo, por outro lado temos a teoria da coerência que parte do pressuposto que só uma compreensão completa da realidade pode proporcionar a verdade. A teoria da correspondência afirma que se trata de uma representação mental adequada da realidade sendo esta a mas difundida.
4 comentários:
Very nice :P Eu considero que a verdade é simples e tem apenas um lado. Mas a filosofia gosta de complicar tudo, mesmo conceitos tão básicos e simples, questionando se verdade é absoluta ou relativa? Para mim ou é 8 ou 80, ou seja é só uma coisa. Não gosto de meios termos, de tons cinzentos, digamos! *
A verdade poderá ser um conceito demasiado simples e básico, no entanto penso que depende sempre da perspectiva em que observamos o objecto levando-nos a subdividir-la de modo a conseguir uma melhor precisão.
Pois, a verdade depende da posição que ocupa aquele que a procura, nesse sentido sim, é um conceito subjectivo... Mas é uma confusão porque repara, para cada verdade o contrário é igualmente verdade.
O que complica, (lá está!) a noção de verdade absoluta. Nieztche defendia o perspectivismo, que diz que é impossível atingir-se uma verdade objectiva e consensual porque o individuo não consegue coadjuvar todas as perspectivas existentes... E isso implica muita coisa. Se formos dizer que "tudo depende da perspectiva", teriamos que ser forçados a aceitar teorias como o nazismo por exemplo. Para eles, o que fizeram estava correcto. Não me parece lá muito bem.
はいそうです。
Enviar um comentário